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Tiros no treino de corrida?

21/07/2017

Tenho que incluir tiros no treino de uma prova longa de corrida? Quem responde é Rafael Lund, mestre em ciência do esporte e personal trainer de várias famosas!

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Sim! Só desenvolvemos nossa capacidade cardiorrespiratória quando saímos da zona de conforto. E, para atingir a velocidade alta dos tiros, é preciso mais energia, mais sangue e mais oxigênio circulando. Como não é possível sustentar todo esse esforço por muito tempo, o treino tem que ser intervalado com picos aeróbicos e anaeróbicos.

O primeiro prevê distâncias de 400 metros até 2 km, trote nos intervalos e velocidade um pouco mais rápida do que sua média – se seu pace for 6’, por exemplo, tente descer para 5’30’’. O anaeróbico deve ter, no máximo, 500 metros?e pausa total na recuperação. Neles, é preciso correr para valer, bem próximo do seu limite.

 

Fonte: Revista BF

AÇÚCAR NA INFÂNCIA

11/07/2017

O abuso de açúcar desde cedo expõe a criança a perigos que podem se estender pela vida toda. Descubra como garantir a doçura na medida, saiba mais:

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É muito mais fácil do que se imagina para uma criança abusar do açúcar. Especialmente porque os 25 gramas presentes nas colheradas – o novo limite estipulado pela Associação Americana do Coração para os pequenos acima de 2 anos – dizem respeito apenas ao açúcar de adição. “Chamamos de adicionado aquele que incluímos nas preparações caseiras e também o que faz parte dos alimentos industrializados”, descreve a pediatra Jean Mills, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, uma das autoras da diretriz.

Ou seja, além dos cristaizinhos de açúcar utilizados para adoçar uma limonada, entra na conta aquele que já vem embutido em bebidas artificiais, balas, biscoitos, pães e até barras de cereais. “Esse tipo é o que mais nos preocupa. O exagero aumenta o risco de doenças crônicas no futuro, como diabete e hipertensão“, avisa Jean.

A entidade americana tem motivos de sobra para emitir o alerta. A molecada de lá consome até 80 gramas de açúcar adicionado por dia, mais de três vezes o recomendado. O Brasil não fica atrás, infelizmente. Se apenas os lanches intermediários da manhã e da tarde de certos estados fossem pesados todos os dias, no fim do ano teríamos uma montanha de mais de 5 quilos do ingrediente, como revelou recentemente o levantamento Nutri Brasil Infância II, coordenado pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

“Em alguns casos, nessas pequenas refeições o consumo ultrapassa o indicado para o dia inteiro”, nota o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, professor da Universidade Federal de São Paulo e um dos responsáveis pela pesquisa de abrangência nacional. Para ter ideia, a investigação mostrou que, na região Centro-Oeste, os baixinhos de 4 a 6 anos mandam goela abaixo 21 gramas de açúcar só no lanche da tarde. “Consumidas frequentemente, essas altas doses contribuem para a obesidade“, afirma Fisberg.

 

 

Fonte: Revista Saúde

COM GRIPE É MELHOR MALHAR OU DESCANSAR?

01/07/2017

Veja o que especialistas indicam para quando você está resfriada.

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É verdade que os exercícios reforçam a imunidade e previnem gripes e resfriados. Mas, se a doença já pegou você, nem sempre a melhor coisa é ir para a academia. Veja o que defendem os especialistas do American College of Sports Medicine, principal instituição americana de medicina esportiva.

Está liberado

Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.

Voltar à ginástica quando estiver quase boa. “As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves”, explica o infectologista Artur Timerman, de São Paulo.

Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.

Não pode

Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. ?Forçar o corpo além do limite pode agravar sua condição, que está sensível?, avisa o médico.

Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. “Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora”, aconselha Timerman.

 

Fonte: Revista BF

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