BLOG BE SMART

A importância do Magnésio

22/11/2013 - 11:24

Mais uma parceria que está de volta nesta nova fase do Blog Be Smart: Dra. Gisele Cristina de Carvalho, Nutricionista (CRN 7241). Neste 1º post, a Nutricionista aborda a importância do magnésio em nosso organismo. Se interessou? Veja abaixo o post na íntegra!

 

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"O magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no nosso corpo. Com a correria do dia a dia e o estresse de final de ano é muito fácil acabar descuidando da alimentação e do sono reparador. Essa rotina conturbada muitas vezes resulta em dores de cabeça, cansaço e aumento de peso.

Com uma alimentação rica em magnésio é possível minimizar esses efeitos. O consumo deve ser diário para que se consiga os resultados esperados, como a redução da ansiedade e a perda de medidas. Recomenda- se a ingestão de verduras, ricas em clorofila, que também são fontes de cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras. Sementes, castanhas e feijões são igualmente excelentes fontes de magnésio.

A deficiência do mineral afeta diretamente as glândulas suprarrenais, que regulam as respostas do corpo ao stress. Quando os níveis estão baixos do nutriente, libera-se um excesso de adrenalina, que aumenta a irritabilidade e a ansiedade em situações de crise. Quando os níveis tornam-se equilibrados — com a ajuda de uma alimentação rica em magnésio ou o uso de suplementos —, a quantidade de cortisol, fica diminuída. Esse hormônio (cortisol) do stress, favorece o acúmulo de gordura especialmente na região abdominal.

Uma alimentação rica em magnésio é também fundamental para que o metabolismo utilize a glicose adequadamente, evitando assim que ela se acumule na corrente sanguínea e leve o organismo a criar uma resistência à insulina. O mineral ainda aumenta a quantidade de células receptoras de vitamina D, nutriente que dificulta o crescimento das células de gordura, elevando a queima lipídica em 80%. O mineral é fundamental para a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e também necessário à formação óssea. Estudos comprovam que o consumo adequado de magnésio colabora para a redução da incidência de doenças cardiovasculares e diabetes.

Outras fontes de magnésio: abacate, banana , uva, beterraba, quiabo, batata, granola, aveia, gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim, castanha do pará, leite, soja, peixes, grão de bico. Lembrando que você também pode encontrar em suplementos.

Procure orientação de uma nutricionista!"

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Cores no prato

18/11/2013 - 02:06

Um prato com alimentos de cores variadas garante uma dieta equilibrada, afasta doenças e ainda emagrece. Descubra abaixo o significado das cores de cada alimento e aproveite melhor seus nutrientes!

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Branco

Alimentos: Banana, cogumelo e couve-flor.
Principais nutrientes: Cálcio e fósforo.
Benefícios à saúde: Fortalecem os ossos, prevenindo osteoporose, reforçam a saúde dentária e regulam os batimentos cardíacos.

Vermelho

Alimentos: Caqui, tomate, cereja, morango, melancia, framboesa e goiaba vermelha.
Principais nutrientes: Licopeno e antocianina.
Benefícios à saúde: Previnem o estresse, estimulam a circulação e protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.

Amarelo e laranja

Alimentos: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.
Principais nutrientes: Betacaroteno e vitamina B3.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, fortalecem o cabelo, melhoram a visão e previnem o câncer de mama.

Roxo

Alimentos: Uva, figo, ameixa, berinjela, beterraba e repolho roxo.
Principais nutrientes: Antocianina e ácido elágico.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, aumentam a disposição, retardam o envelhecimento e combatem o câncer.

Verde

Alimentos: Ervas, folhas e pimentão.
Principais nutrientes: Cálcio, ferro, potássio, luteína, betacaroteno e vitaminas.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres e têm efeito anticancerígeno, além de hidratar o cabelo e a pele.

Marrom

Alimentos: Cereais integrais e sementes oleaginosas, como nozes e castanhas.
Principais nutrientes: Fibras e vitaminas.
Benefícios à saúde: Controlam o colesterol e o diabetes, combatem a ansiedade e a depressão, regulam o intestino e previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

O início de um projeto de emagrecimento

13/11/2013 - 12:38

Parceria boa é assim, dura por muito tempo. A corredora Flávia Navolar volta ao Blog Be Smart com dicas para o início de um projeto de emagrecimento. Se você ainda não começou o seu, fique atento às dicas e mude sua rotina hoje mesmo!

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"Você precisa de um plano específico para que possa levá- la onde quer chegar. Muitas vezes começamos uma dieta sem pensar no caminho que faremos para chegar ao nosso destino.

Dar um passo de cada vez e não realizar mudanças radicais é o modo como os planos bem sucedidos são feitos.

Elabore um diário! Hoje em dia, temos ótimas ferramentas para o registro de nossa alimentação e também é uma maneira de olharmos para as atitudes que nos impedem de emagrecer. Escreva além do que você come, como se sente em relação a isso.

Tenha plano realista. Uma das razões pelas quais as dietas da moda não funcionam por muito tempo e que não são realistas. Como acreditar que alguém possa viver pelo resto da vida de sopa de repolho?

Concentre- se nas mudanças graduais em seu estilo de vida e não na dieta ou no emagrecimento.

Seu objetivo principal é ser uma pessoa saudável.  Seu plano deve ser feito sob  medida para você, considerando seu estilo de vida e os comportamentos que você identificou em seu diário alimentar. Após alguns registros, poderá identificar quais hábitos que a prejudicam.

Planeje a alimentação da semana, com o que irá comer. Anote em sua agenda e sempre que for fazer as refeições confira se está dentro do planejado.

*Defina uma meta semanal ou mensal para fazer um acompanhamento.

*Coloque as metas em um lugar de fácil acesso para ler e acompanhar.

*Busque alguém para dar suporte no acompanhamento, um amigo ou companheiro.

*Celebre cada conquista. Presenteie - se. Coloque um prêmio ao chegar à meta. Isso a ajudará a manter focada.

* Não crie muitas metas, pois não saberá quais atingir. Sempre estipule à curto, médio e longo prazo.

Lembre- se sempre que seu principal objetivo é ser uma pessoa melhor e mais saudável por toda sua vida. Esse plano exige um firme compromisso de hoje em diante, não apenas para emagrecer e manter o peso, mas para mudar hábitos e, desse modo, assegurar a sua saúde e o peso mais adequado para você.

Portanto, pessoal, tenha em mente que o processo de evolução é algo lento e gradual. Mantenha seu foco e monitore seus resultados."

Flávia Navolar
Correr, Malhar e Comer

Kiwi para um verão detox

08/11/2013 - 11:39

Há pouco menos de dois meses da estação mais quente do ano, todo mundo já começa a acertar os últimos detalhes da viagem, do descanso e lazer. Da tão sonhada praia, daquele bronzeado e do clima tão desejado das férias. E seja para você que deixou para última hora mudar sua alimentação para algo mais equilibrado, como para você que já vem em uma sequência de exercícios físicos e alimentação saudável, temos uma ótima dica: Kiwi. Se interessou? Então nada melhor que uma especialista para falar do assunto, confira na íntegra o artigo exclusivo para o Blog Be Smart com a nutricionista Gisele Cristina de Carvalho.

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De origem chinesa, o kiwi (Actinidia chinensis), tem formato oval e achatado, a sua casca é coberta por pequenos pelos marrons e seu interior completamente verde, mesmo quando maduro. A cor verde da polpa do fruto é causada pela clorofila, poucas frutas têm essa coloração quando maduras. Cítrico e de sabor marcante é ótimo para hidratar no verão, já que 90% da sua composição é de água. Fruto versátil ,fica delicioso em saladas, possui poucas calorias (1 unidade têm aproximadamente 50 kcal).

O Kiwi também é rico em vitaminas C, E, A, fibras, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Ele tem uma capacidade notável em remover o excesso de sódio do corpo.Os chineses acreditam que as pequenas sementes pretas que são as responsáveis.

Os benefícios do kiwi não param por aí:

- É um ótimo laxante, pelo alto conteúdo de fibras;
- Ajuda a regular a pressão arterial;
Seu alto teor de vitamina C reforça o sistema imunológico, o sistema cardiovascular e metabolismo;
- Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL);
- É anti-inflamatório, anticancerígeno e antioxidante;
As sementes pretas e pequenas contêm ácido alfa-linoleico, um ácido graxo essencial ao nosso organismo;
- A combinação das vitaminas A e E melhoram o sistema imunológico;
- Excelente fonte de betacaroteno (poderoso antioxidante),tem excelente função reguladora da flora intestinal, contém uma enzima , a acnitidina, muito similar a papaína, que ajuda a digestão.

Um estudo realizado na Rutgers University (USA), avaliou o valor nutricional de várias frutas para determinar, uma a uma, qual a mais nutritiva. A análise determinou o poder nutricional de 27 das frutas mais consumidas. O experimento apontou o kiwi como a fruta que possui uma maior quantidade de nutrientes por caloria. Entre as frutas analisadas, o alimento também foi o que obteve o mais alto nível de vitamina C – quase o dobro da laranja. A vitamina C é fundamental para a síntese do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Ainda, obteve um nível superior de potássio comparado à banana (o potássio facilita a dilatação dos vasos sanguíneos). E mais : segundo o FDA (Food and Drug Administration), a fruta é considerada uma boa fonte de vitamina E que possui ação antioxidante e ajuda a combater os radicais livres.

O Kiwi ainda está na lista dos alimentos termogênicos (alimento termogênico é aquele que possui um nível maior de dificuldade para ser digerido pelo organismo, induzindo o metabolismo a trabalhar com um ritmo mais acelerado, aumentando de forma considerável a temperatura corporal no momento da digestão. Dessa forma, o corpo gasta mais energia e intensifica a queima de gorduras)”.

Curtiram?

Wellness Tour RJ

21/10/2013 - 05:20

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A cidade maravilhosa irá receber neste mês de outubro o Wellness Tour Brasil, projeto voltado para nutricionistas e outros profissionais da área da saúde que estão em busca de novas tendências sobre nutrição e fitness, trocas de informações com palestrantes renomados e degustação de produtos com conceitos inovadores no mercado. 

Contamos com a sua presença!

De volta aos trabalhos...

15/10/2013 - 01:56

É com muito orgulho que apresentamos à vocês o novo Blog Be Smart!

Após a conquista do 1º lugar no Prêmio Top Blog de 2012 na área da saúde, o blog volta com força total, novo layout, conteúdo reformulado, novas parcerias e muitas novidades pra você!

Contamos com a sua participação e interação!

 

Fotos da premiação em janeiro deste ano:

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DNA Smart Life

02/10/2013 - 01:23



 

Para quem ainda tinha alguma dúvida sobre qual o dna da empresa, portfólio, mercado de nutracêuticos e perfil dos consumidores, vale a pena assistir nosso vídeo institucional!

Xô toxinas

03/10/2013 - 01:14

Especialista em nutrição funcional e presença constante em inúmeros programas televisivos de saúde e bem-estar, a nutricionista Dra. Fernanda Granja tira uma dúvida muito comum sobre o conceito Detox.

Além da má-alimentação, como o nosso organismo ainda pode acumular toxinas e como se livrar delas? “O nosso organismo pode acumular estas toxinas de diversas formas, como através da poluição, químicas no cabelo e na pele, água contaminada mesmo sendo tratada, reformas em casa ou artesanatos, etc” afirma a nutricionista.

Veja a seguir as etapas de uma detox:

1) Tirar todos os intoxicantes, ou seja, dieta orgânica e/ou dieta de eliminação;
2) Promover a ingestão de alimentos e suplementos que potencializam a detox;
3) Água, muita água.

Agora é com você!

Livre-se das toxinas e encontre equilíbrio e bem-estar para o seu organismo.

 

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